Moradores e turistas de cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais vão continuar sentindo os efeitos calorão pelo menos até esta terça-feira (13). No fim de semana de praias lotadas, na capital fluminense, os termômetros marcaram 40°C, e para hoje a previsão é de esquentar ainda mais, chegando aos 41°C.
Em São Paulo, a média chegou aos 37°C nos últimos dias e em Minas as temperaturas ficaram em torno dos 36°C.
A previsora do Instituto Nacional de Meteorologia, Anete Fernandes, explicou que o calorão é decorrente da falta de chuva, já que as temperaturas são controladas pela nebulosidade. Mas, o refresco vem ainda nesta semana, com previsão de chuva para São Paulo e Minas Gerais, a partir da tarde desta terça-feira, e no Rio de Janeiro, a partir de quarta-feira.
“Quando a gente tem predomínio de céu claro, sem chuva, é natural que as temperaturas se elevem, até pela época do ano em que nós estamos. Então, essa foi a razão de temperaturas mais elevadas no decorrer no fim de semana”.
O estado do Rio de Janeiro está no nível vermelho de calor, o mais alto em uma escala de quatro.
Ações emergenciais estão sendo feitas, com distribuição de água potável gelada para a população, nas praias e também em pontos estratégicos de bairros mais quentes, de grande circulação de pessoas, como a Central do Brasil, e na região metropolitana.
Todos os pontos contam, ainda, com bebedouros para pets.
Fonte: Radioagência Nacional